Como transportar um carro em um trailer sem infringir os regulamentos

Tem a necessidade de transportar um carro em um reboque porta carros (ou plataforma) ou porque você tem um carro para acompanhar, porque você se juntaram à moda do clássico ou apenas porque você tem que fazer um transporte pontual.

Você vai comprar um trailer ou alugá-lo, mas não é fácil, você tem milhares de dúvidas. E isso não me surpreende, porque o assunto é o ipva 2019 rs. A paixão que foi desencadeada nos últimos anos pelos carros clássicos fez com que este tipo de transporte se multiplicasse.

O problema é que existem aqueles que são ilegais, e o que poderia ser uma viagem cheia de felicidade para uma nova aquisição, torna-se um aborrecimento em receber uma multa e os gordos.

Conceitos básicos

Vamos ver como podemos fazer e o que precisamos para poder rebocar um carro legalmente; um carro ou qualquer outra coisa, mas os nossos são carros. A primeira coisa é dar uma revisão dos conceitos básicos, que teremos que usar com frequência neste texto.

Conceitos básicos

Por um lado temos o veículo tractor, por outro lado o reboque, que para estas tarefas é geralmente de eixo central, com travão de inércia e uma Massa Máxima Autorizada (MMA) entre 750 e 3.500 kg. A união do veículo trator e do trailer é chamada de conjunto de veículos.

Um ponto a ter em mente é que nem todos os ganchos de reboque são válidos para qualquer reboque, por isso é necessário ver para que peso o gancho do veículo tractor é aprovado, não vamos ter uma surpresa.

Mudança de pesos

Não pense que estamos acabados, há opções para evitar ter que passar pela escola de condução novamente, você pode modificar o MMA do trator e / ou o trailer para equilibrar as contas. Imagine que você tenha um carro com um peso de 300 kg (normalmente 300 a 400 kg) e um MMA de 1.400 kg.

Esse carro pode transportar um carro de até 1.100 kg, mas o carro que você vai carregar pesa 900 kg, você tem 200 kg sobrando. O veículo trator tem um MMA de 2.200 kg, se você adicionar o MMA do carro e o trailer você ganha 3.600 kg. Você precisa do B-96.

Embora, como você nunca vai levar um carro no carro que exceda 1.000 kg, você pode ir a um ITV e pedir para rebaixar o trailer do MMA para 1.300 kg. Assim, a soma do trator e reboque MMA seria de 3.500 kg, você poderia levá-lo com a sua autorização B e ainda ter 100 kg de margem sobrando.

Cartas de condução e missas

É onde a mãe do cordeiro está, nas cabalas que devem ser feitas com pesos diferentes e com o cartão que precisamos para realizar esse transporte de maneira legal. O normal é que temos a carteira de motorista B em nossa posse, mas dependendo dos casos, podemos ficar aquém e talvez devêssemos estendê-la à permissão B-96 ou até mesmo às autorizações B + E.

Cartas de condução e missas

Não se desespere, nem sempre é obrigatório. Se você vai transportar um carro de corrida ou um clássico a coisa mais normal é que você vale a pena com o B para secar, pois ambos pesam pouco (com exceções). As corridas porque são iluminadas e os clássicos porque tinham pouco equipamento.

Embora, é claro, muitas vezes o carro de corrida também seja levado junto com rodas sobressalentes, ferramentas, etc. e o peso aumenta. Temos que ter contas, não temos outra. MMA iniciado porque o reboque não pode exceder a massa máxima rebocável (neste caso com freio), anteriormente não conseguiu superar o tractor Tara (peso do veículo não carregado ou ocupantes) mas este ponto não tido em conta.

Agora vamos com os cartões. Com o B, podemos dirigir os reboques com um MMA inferior a 750 kg sem problemas, mas dissemos que as plataformas para carros não se encaixam nesse grupo. O próximo passo é de 750 kg a 3.500 kg, mas o que isso nos permite é que o conjunto de veículos não exceda 3.500 kg de MMA. Ou seja, o MMA do trator + MMA do trailer, no máximo, deve ser de 3.500 kg.

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